Só Templates

Créditos





Layout by



domingo, 16 de outubro de 2011

Links sobre a Pedagogia Digital

Pedagogia Digital : experiências com Laptops, Blogs e Iphone.

É importante testar as Pedagogias Digitais. É isso que acontece na Suíça, onde projectos escolares testam a Pedagogia Digital.

A sala de aula digital, mensagem do director da escola.

Desde o início do ano lectivo, temos na nossa escola duas salas de aula digitais em fase de teste. Os alunos da classe e 4b 5c são acompanhados por "colegas digitais". Os colegas são pequenos e robustos laptops que estão conectados sem fios com a nossa "Smart Board". Enquanto os alunos escrevem, pintam, ou obtêm informações através da Internet, o professor pode observar cada criança ou fazer páginas escritas para todos os alunos da classe  através do visível SmartBoard. Os alunos estão entusiasmados e esperam que este projeto tenha continuação.

Pressupostos do "Projecto iPhone". O projeto-piloto do "Instituto de Mídia e Escola (IMS)" da Universidade Pedagógica da Suíça Central - Schwyz.

Neste projeto piloto de dois anos, no ano lectivo de 2009/2010, todas as crianças receberam gratuitamente um Apple iPhone 3G.

Assim que as crianças sabem que o dispositivo é utilizável para ler, escrever, calcular, desenhar, tirar fotos, gravar sons e ouvir música, fazer chamadas, navegar na Internet e comunicar, as crianças começam a usar o dispositivo dentro e fora da escola como parte da sua aprendizagem pessoal.

* O professor continua a ser central.

Recursos técnicos não diminuem a importância do professor. Também no projeto da classe continua a ser central, o professor, apesar dos smartphones pessoais.

* O currículo é autêntico.

A classe do projeto é ensinada de acordo com o currículo oficial.

* Conteúdo antes da tecnologia.

De acordo com o slogan "a utilização das TIC para aprender". É importante usar as TIC como "conteúdo e não a tecnologia e o seu uso em primeiro plano".

* Integração na vida, em vez de usos esporádicos.

O projeto está assente em dois anos. O foco da atenção está centrada na integração dos dispositivos na escola e na vida diária das crianças. Ao invés de espetaculares demonstrações individuais que apenas podem ser repetidas com grande esforço e com efeitos efémeros.

* Integração dos pais.

Especialmente quando os filhos estão autorizados a usar o smartphone em casa, o trabalho com os pais é de importância central.

* Sem custo para a escola, pais e filhos.

Suportados pelo projecto ou pela escola, os pais ou os filhos não têm custos adicionais.

* Tematizar os abusos, controlar e criar sanções apropriadas.

É um dos objetivos do projeto, as crianças têm de lidar com a problemática das novas oportunidades tecnológicas, e aprender os perigos da tecnologia, em especial, a viciação provocada por estes dispositivos.
Fonte SchulPraxis

0 comentários:

Postar um comentário